SERRA DO DIVISOR

       A Serra do Divisor é uma região localizada na Floresta Amazônica, que recebeu este nome por se encontrar em um divisor natural entre águas das bacias hidrográficas dos rios Ucayali (Peru) e Juruá (Brasil).

       Considerado o local de maior biodiversidade da Amazônia, a Serra do Divisor é habitada por povos indígenas de diversas etnias, como Naua e Nukini, além de populações ribeirinhas e seringueiros.

       Em 16 de junho de 1989, o Decreto nº 97.839, criou o Parque Nacional da Serra do Divisor, uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza, localizada no estado do Acre, na fronteira entre o Brasil e o Peru, com território de aproximadamente 837 mil hectares, distribuído pelos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves, sendo o quarto maior parque nacional brasileiro.

       A Comunidade Pé da Serra, localizada no rio Moa, é uma das principais atrações do parque, possuindo 03 pousadas e concentrando, ao seu redor, 08 cachoeiras catalogadas, trilhas, piscinas naturais e um mirante, representando um dos mais belos destinos turísticos do estado do Acre.

       Muitos dos habitantes locais, além de serem bem hospitaleiros, assumiram a identidade de guardiões da floresta, valorizando não só a natureza local, como sua cultura e ancestralidade.